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Jul142010

Diga CIM, pequena agência

Pequenos empresários interativos precisam buscar o diferencial neste mercado cada dia mais competitivo. A receita pode ser simples. A "indústria" da internet é, em geral, caracterizada pela competição acirrada envolvendo a troca de serviços que, em muitos casos, soam no mínimo estranhos aos ouvidos da maioria das pessoas. Hoje para os profissionais da área, é corriqueiro lidar com termos complexos ao vender mão de obra para o pequeno e médio empresário que, como resposta, sente uma grande insegurança ao tentar contratar agências que representem suas marcas na web. A comunicação com este tipo de cliente se torna cada vez mais difícil e a prática do marketing parece não vir se adaptando às mudanças que estão acontecendo no mercado atual. A (CIM) Comunicação Integrada de Marketing é o processo de desenvolvimento e implementação de várias formas de comunicação com clientes existentes e potenciais, com o objetivo de influenciar diretamente o comportamento do público alvo. É utilizar ferramentas como a propaganda, marketing direto e marketing digital de maneira integrada a fim de consolidar uma imagem no mercado, se diferenciando da concorrência. Em poucas palavras, é transmitir a mesma mensagem para o público. O termo foi abordado por James R. Ogden em seu livro "Comunicação Integrada de Marketing". Para ele, o marketing é componente essencial para o planejamento estratégico de uma empresa. Todas as vertentes de comunicação e marketing somam seus esforços para promover a unidade das mensagens da organização e garantir a eficácia do processo de comunicação frente ao público. A implementação de um plano de CIM não é complicada, muito pelo contrário. Há alguns anos, ao coordenar a área de criação de uma agência interativa, participei deste mesmo processo, que pode parecer um pouco traumático em sua fase inicial, mas leva o oxigênio necessário para o pequeno empresário expandir sua atuação sem entraves. Podemos delimitar a CIM nas seguintes etapas: Estratégia: Delinear claramente sua visão e missão para o mercado e focar uma estratégia em seu consumidor, analisando custos com um novo posicionamento. É importantíssimo direcionar todos os envolvidos neste item. Táticas de CIM: Integrar todos os aspectos operacionais de sua comunicação. Publicidade, marketing direto, digital, promoção e demais ferramentas devem atuar em conjunto. Plano de CIM: Apresentação de todas as ações envolvidas no plano de comunicação integradas ao marketing. Avaliação e controle: Avaliação de estatísticas de participação no mercado e avaliação para as campanhas realizadas. É um fato a importância da CIM, mas na prática vemos poucas agências trabalharem de forma inteligente seus conceitos. Na maioria das vezes existem adaptações técnicas e com pouca estratégia. Quando bem aplicado, este é um passo que faz com que a pequena agência tenha o controle total sobre a forma de exposição, um espelho que reflete a imagem da empresa. É sobretudo uma ótima pedida para quem desejar se remodelar para o mercado e mostrar mais eficácia na captação e fidelização de novos clientes, sem mistérios ou rodeios. Vinicius Madureira Coordenador Geral – Unideia Sobre o autor: Vinicius Madureira é publicitário e exímio entusiasta das mídias digitais. Iniciou sua jornada em 2001 atendendo a Criação de marcas de renome nacional. É colunista do portal Imasters e palestrante em temas que cercam inovações e tendências do mundo “on line”. Atualmente é o coordenador geral da Unideia, agência focada em soluções de comunicação digital e líder de projetos para clientes como Record Entretenimento e Sociedade Pestalozzi de São Paulo.

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